Conecte-se conosco

Facebook Twitter Canal YouTube

Página Inicial

Blog da LăoShī

Sobre o Centro

História

Missão

Serviços

Aulas

Traduções

Intérprete

A China

Arte Marcial

Clássicos Literários

Cultura

Culinária

Filmes

História

Invenções

Qìgōng

Dámó Qìgōng

Gù Jīng Gōng

Língua Chinesa

Ideogramas

Pin Yin

Artistas Chineses

Bandas de Música

Estudando Mandarim

Ferramentas

Músicas

Jogos

Notícias

Contato

Links

 

China >>Invenções Chinesas

Suàn Pán (算盤) - O Ábaco Chinês

O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, que segundo muitos historiadores foi inventado pelos chineses, pelo menos em seu formato moderno, já que para alguns a sua forma primitiva deve ter nascido na Mesopotâmia.

O nome ábaco, pelo qual este instrumento é conhecido no ocidente, não é chinês e sim uma derivação grega da palavra ABAX que significa “quadro com areia”. O nome em chinês é suàn pán e significa tabuleiro (Pán) de calcular (Suàn)

Na china, em tempos antigos, as pessoas utilizavam hastes e contas para fazer cálculos, num sistema simples. Mais tarde, com o desenvolvimento da produtividade, o volume de cálculos se tornou maior e fazer contas com a forma tradicional se tornou ineficiente. Com isso, nasceu esta tecnologia avançada de cálculo.

O suàn pán é formado por uma moldura retangular, usualmente de madeira, com hastes paralelas e contas deslizantes em 2 regiões distintas. A região de baixo possui 4 ou 5 contas, onde cada uma equivale a uma unidade. Na região de cima, existem 1 ou  2 contas que representam 5 unidades, com uma pequena barra os separando. Este instrumento costuma ter 20 cm de altura, mas possui diversas larguras de acordo com a sua aplicação.

Já na Dinastia Ming (1368-1644 DC) as pessoas usavam este instrumento para realizar somas, subtrações, multiplicações e divisões e em pouco tempo o suàn pán foi disseminado para o Japão, Coréia e diversas regiões do sudeste asiático.

Atualmente o suàn pán ainda é muito utilizado na Ásia pelo seu baixo custo e forma simples de cálculo e é possível encontrar na china pessoas que o manuseiam com muita rapidez e obtêm resultados, para complexas operações como raiz quadrada, com a mesma velocidade que a maioria de nós faz conta numa calculadora digital.

O uso do suàn pán auxilia no desenvolvimento mental, pois requer o uso coordenado da mente, olhos e mãos.

Topo